• Alex K. Henke

Coronavírus: conheça uma solução que pode gerar maior segurança aos funcionários



Coronavírus é a palavra da vez. Com certeza você tem ouvido essa palavra todos os dias ao longo desses últimos 3 meses, não é mesmo?

Além da doença em si, o que muito tem preocupado todo mundo são as questões econômicas. O planeta inteiro foi afetado com as paralisações e isolamento social. Alguns países mais, outros menos. O nosso, você já sabe..

Tem se falado por aí sobre uma solução que tem sido usada por grandes empresas que prestam serviços essenciais e que mantiveram o contato público: as câmeras térmicas. A proposta desse texto é te explicar o que é, como funciona, onde podem ser usadas e se elas, de fato contribuem com a redução do risco de contágio do covid-19.


O que é a câmera térmica?

Na verdade a câmera térmica é uma parte de um sistema que conta com os seguintes materiais:

  1. Uma câmera térmica híbrida (óbvio), que mede a temperatura das pessoas;

  2. Um equipamento de medição de precisão, que é responsável pela identificação da temperatura com um alto grau de precisão;

  3. Um gravador inteligente de vídeo que reconhece as faces e mostra a temperatura da pessoa) e um software de monitoramento centralizado para gerir a solução como um todo.


Sistema com Câmera Térmica Intelbras

Através desse sistema, a empresa consegue identificar os casos suspeitos e barrar o acesso antes mesmo da pessoa entrar no local, evitando que haja uma contaminação em massa de colaboradores. Essa mesma solução pode ser usada com governos para identificar pessoas com casos suspeitos em rodoviárias, aeroportos, portos e hospitais, evitando que a doença se alastre por outras regiões do país.


Vantagens do sistema de monitoramento térmico

Além da vantagem do sistema que é o alerta automático de pessoas com febre, que acaba evitando a contaminação em massa, também existem outras que te listaremos agora, confira:

Precisão: Alta precisão de medição de temperatura, com precisão de ±0,3ºC. Bem acima de outras soluções que giram em torno de ±2ºC.

Segurança: Evita o risco de contaminação de um colaborador que está medindo a temperatura manualmente de outras pessoas (termômetros comuns ou pistolas).

Velocidade: Maior agilidade medição, sem precisar que a pessoa pare e gere muitas filas. Reduzindo chances de contágio através de filas.

Alertas: Gera alertas de pessoas com febre de forma automática, podendo acionar sistemas de alarme, controle de acesso, avisos na tela do operador, entre outros.

Identidade: O reconhecimento facial ajuda na identificação das pessoas de forma rápida e o operador pode incluir na lista de proibidos alguém que apresentou febre para que ele não entre posteriormente.

Flexibilidade: A solução pode virar outras após o fim do surto, como medição de temperatura de equipamentos, incêndio, segurança perimetral e reconhecimento facial.



Onde as câmeras térmicas podem ser usadas?

O sistema de monitoramento através de câmeras térmicas é indicado para qualquer estabelecimento que tenha uma grande circulação de pessoas ou que atualmente esteja funcionando normalmente, devido à prestação de serviços essenciais ou fornecimento de suplementos relacionados às necessidades básicas humana.

Muitas indústrias, aeroportos, supermercados e hospitais pelo mundo tem investido nas câmeras térmicas como aliadas ao combate do coronavírus, em serviços que não foi aplicado o isolamento social. Com essa medida ficou mais fácil o controle de possível pessoas contaminadas.


A câmera térmica dá garantias de proteção contra o coronavírus?

É importante deixar claro que, o sistema de monitoramento térmico não dá garantias de proteção contra a contaminação do coronavírus sozinho. Isso porque ele é uma ferramenta que AUXILIA a detecção de pessoas que estão com a temperatura corporal elevada, fazendo com que o sintoma seja investigado mais afundo.

É importante lembrar que a febre é um dos principais sintomas do coronavírus, mas que não diagnóstica o vírus. Uma pessoa detectada com uma temperatura corporal elevada, não necessariamente será diagnosticada com covid-19.

As câmeras térmicas unidas às outras medidas recomendadas pelos órgãos públicos e de saúde, colaboram sim, com o controle de possíveis pessoas infectadas, podendo evitar que as demais (que ali circulam) também sejam.


Onde comprar câmera térmica?

Cuidado ao comprar a câmera, pois, infelizmente, mesmo em uma situação complicada como a que estamos vivendo, muitas empresas tem cometido fraudes ou vendido produtos de qualidade duvidosa. Isso porque, a câmera trata-se de um produto de alto investimento. Portanto, procure por vendedores confiáveis e com boas indicações no mercado.

A MHR Digital, por exemplo, está há mais de 40 anos no mercado atuando com automação residencial e Home Theater, além de soluções para automação empresarial, com sistemas de monitoramento com câmeras de segurança, portaria eletrônica, etc.

Caso queira maiores informações sobre as câmeras térmicas ou nossos outros produtos e serviços, entre em contato com a nossa equipe através do WhatsApp ou telefone (13) 3877-6451. Se você se sentir mais a vontade, pode mandar um e-mail no formulário do site também!


Leia também: Infectar com covid-19 algum colaborador da sua empresa pode impactar (ainda mais) o seu negócio!


  • whatsmhrdigital
  • Instamhrdigital2
  • facemhrdigital
  • youtubemhedigital

Nossas Redes Sociais

 

Onde Estamos

 

Av. Washington Luiz, 173 - Santos Work Place 

Salas 01, 09 e 11.

 

© Todos os direitos reservados MHR Digital 2020